História do homem e do petróleo:
Vamos começar pelo o começo, ou seja, a mais ou menos entre quatro e um milhão de anos A.C o gênero HOMO apareceu, provavelmente em um local que hoje é conhecido como África... Cientistas falam que teve uma evolução para chegar ao homem atual, teve o Australopithecus, o mais antigo hominídeo que se conhece apesar do crânio pequeno, possuía traços característicos dos hominídeos, era bípede e postura mais ereta. Teve o Homo Habilis e o Pithecanthropus Erectus, o homo habilis viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do australoptecus, mas com capacidade craniana ampliada. Esta incluiu carne em sua alimentação, o que provocou mudanças em sua arcada dentária. Segue-se o terceiro tipo de hominídeo, o Pitecanthropus Erectus, que deve ter vivido entre 500.000 e 200.000 a.C.. O homo erectus, como hoje se denomina, possuía maxilares maciços e dentes grandes, cérebro maior que o tipo anterior e membros mais bem adaptados à postura ereta. O Homo Neanderthalensis Encontrado em Neanderthal, Alemanha. Houve descobertas semelhantes frança, Iugoslávia, Palestina e África do Sul. Deve ter existido entre 120.000 e 50.000 a.C. Este hominídeo possuía capacidade craniana elevada e já vivia em cavernas e deixou inúmeros traços de sua existência. O Cro-Magnon Com o homem de Cro-Magnon atinge-se o Homo Sapiens. Chegamos a este estágio por volta de 40.000 a.C., possuía altura acentuada, membros retos e peito amplo, como também, a maior capacidade craniana encontrada.
E homem foi evoluindo e evoluindo até que chegou ao o Homo sapiens... Desde então o Homo sapiens vem evoluindo e aumentando seu número cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, se tornando o “animal” dominante do planeta. Essa foi a teoria do Evolucionismo... Mas, há outra, a teoria do Criacionismo: Teoria que estabelece uma ligação entre Deus, criador do mundo, e as variadas explicações criadas pelo homem para justificar os fenômenos e os complexos enigmas existentes...
Os restos já sabem... O homem tem ocupado habilitado e organizado o meio, isso vem acontecendo desde o homem primitivo até o atual. Mas com aconteceu do homem ficar assim? Pra responder essa pergunta e tantas outras temos que voltar no tempo... Então, voltemos á Grécia Antiga, há mais ou menos 2600 anos, em que o olhar do homem se dirigiu à natureza. Porém, vamos nos focar na educação e filosofia desta...
“No princípio as relações do homem com a natureza eram permeadas de mitos, rituais e magia, pois se tratava de relações divinas. Para cada fenômeno natural havia um deus, uma entidade responsável e organizadora da vida no planeta: o deus do sol, domar, da Terra, dos ventos, das chuvas, dos rios, das pedras, das plantações, dos raios e trovões etc. O medo da vingança dos deuses era o moderador do comportamento dessas pessoas, impedindo uma intervenção desastrosa, ou, sem uma justificativa plausível ante a destruição natural.”
Na Grécia Antiga também, como sabemos, existiam os primeiros filósofos, que buscavam explicar racionalmente a existência das coisas...
E na Idade Média? Com o renascimento, chega o antropocentrismo, o homem no centro do universo. A ciência, munida de técnicas mais avançadas de observação e questionamento e do mundo, como o método cientifico inspirado na filosofia de Bacon e de Descartes, na matemática e física de Galileu e Kepler (e depois, de Newton), passa a considerar a natureza sem alma, sem vida, mecânica, geométrica. O homem perdeu o conceito divino de integração com a natureza.
Agora vamos dar um longo salto no tempo e voltemos ao século XVIII, mas precisamente na 1° Revolução Industrial... A primeira revolução industrial ficou caracterizada por duas invenções que fizeram reviravoltas na produção e nos transportes, a ciência descobriu que o carvão servia como meio e energia e a partir daí desenvolveram a máquina a vapor e a locomotiva. O uso das maquinas nas indústrias fizeram estas se evolui e precisar de mais mão de obra, e assim começou a migração de pessoas do campo para a cidade, provocando o crescimento do meio urbano.
A partir dessa revolução o homem teve a necessidade de novas tecnologias, pois, se algum país quisesse crescer e ter lucros, era preciso ter essa tecnologias. Com isso, surgiu a Segunda Revolução Industrial, uma nova onda tecnológica. Eletricidade, motores, telégrafos, PETRÓLEO. Pronto, chegamos ao ponto crucial do capitalismo e da época que vivemos... O PETRÓLEO. Vamos falar sobre sua historia e como chegou a ser tão importante para o mundo atual.
O petróleo: Há muito, os antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto e o betume. Contudo, não se sabe exatamente quando eles despertaram a atenção do homem. Na fase pré-histórica da utilização do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.
Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.
De acordo com a Bíblia, foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis - cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização. Além disso, uma descoberta arqueológica, efetuada há alguns anos atrás, revelou indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.
Na Ásia Menor (Oriente Médio), onde se encontram atualmente as maiores jazidas petrolíferas do mundo, o imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia, numa de suas expedições observou, a presença de chamas surgidas do seio da terra e de uma fonte de combustível que chegava a formar um lago.
Os egípcios utilizavam o petróleo Os egípcios utilizavam o petróleo para embalsamento de mortos ilustres e como elemento de liga nas suas seculares pirâmides, ao passo que os romanos e gregos usavam-no para fins bélicos.
Muito antes da descoberta do Novo Mundo, os indígenas das Américas do Norte e Sul, serviam-se do petróleo ou de alguns de seus derivados naturais para inúmeras aplicações - entre elas a pavimentação das estradas do império inca.
(Artigo extraído do "O mundo fabuloso do petróleo" editado pelo Serviço de Relações Públicas - Petróleo Brasileiro S.A.)
(Artigo extraído do "O mundo fabuloso do petróleo" editado pelo Serviço de Relações Públicas - Petróleo Brasileiro S.A.)
Então, vemos que muito antes o homem já tinha contato com o petróleo...
A sua origem:
Muitas teorias tentam explicar a origem do petróleo. Hoje, a mais aceita entre os geólogos é a de que seja oriundo de substâncias de natureza orgânica.
A prospecção:
Antigamente, em certas regiões dos EUA, a presença de água era muito rara e na sua busca foi perfurado o primeiro poço de petróleo (1859). Mas foi apenas na segunda metade do século XIX que o petróleo começou a ser aproveitado industrialmente em Tittusville pelo Coronel Edwin L. Drake. O poço tinha a profundidade de 21 metros e foi perfurado por uma broca que perfurava pelo sistema de bate-estaca. Sua produção era de 19 barris (3 metro cúbicos/dia).
Uma das primeiras utilizações do petróleo foi como combustível, principalmente na iluminação, substituindo o óleo de baleia.
Como era muito inflamável o petróleo passou a ser refinado em alambiques, obtendo-se assim, o querosene.
Com a invenção dos motores de explosão e a diesel (1887), as frações do petróleo que eram desprezadas, passaram a ter novas aplicações. (trecho tirado do site alogosobre.com)
Uma das primeiras utilizações do petróleo foi como combustível, principalmente na iluminação, substituindo o óleo de baleia.
Como era muito inflamável o petróleo passou a ser refinado em alambiques, obtendo-se assim, o querosene.
Com a invenção dos motores de explosão e a diesel (1887), as frações do petróleo que eram desprezadas, passaram a ter novas aplicações. (trecho tirado do site alogosobre.com)
Vemos que petróleo ganhou sua importância que além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene,
Mas, e o petróleo no Brasil?
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.
A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolífera do mundo. O petróleo é uma das principais commodities (mercadorias) minerais produzidas pelo Brasil.
Petróleo... Um dos tantos recursos naturais que o homem se aproveita, um recurso não renovável, mas, abundante. Seu nome vem do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] óleo de oliva.Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. É difícil determinar alguma coisa que não dependa direta ou indiretamente do petróleo.
Porem, esse derivados são altamente poluentes:
Os resíduos petrolíferos são, basicamente, hidrocarbonetos que vão originar diversas fontes de poluição no meio marinho.
Mais de quatro milhões de toneladas de petróleo são lançadas ao mar por ano, por meio de:
Mais de quatro milhões de toneladas de petróleo são lançadas ao mar por ano, por meio de:
• exploração de poços de petróleo no mar;
• limpeza dos tanques dos petroleiros e acidentes com estes;
• refinarias e instalações petroquímicas costeiras;
• resíduos urbanos;
• carreamento por águas das chuvas em áreas urbanas;
• carreamento pelas águas dos rios;
• barcos de pesca ou recreação;
• infiltrações naturais;
• precipitação atmosférica.
• limpeza dos tanques dos petroleiros e acidentes com estes;
• refinarias e instalações petroquímicas costeiras;
• resíduos urbanos;
• carreamento por águas das chuvas em áreas urbanas;
• carreamento pelas águas dos rios;
• barcos de pesca ou recreação;
• infiltrações naturais;
• precipitação atmosférica.
Tantas coisas vimos... Vimos que a relação homem com o petróleo vem longa data e ela continua até hoje.
Atualmente, somos “escravos” dele, pois, precisamos dele para tudo.
FONTES:
by: Jaívilles Pontes 3.301.v, bolsista
Nenhum comentário:
Postar um comentário