INSTITUTO FEDERAL DE EDUCÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GRANDE DO NORTE.
CAMPUS NATAL- CENTRAL
BOLSISTA: Jaívilles Cibele Pontes da Silva
RESUMO DO LIVRO:
RESÍDUOS: como lidar com recursos naturais
Como bem começa na apresentação do livro “Pode- se pensar em qualidade de vida e em uma vida saudável nos espaços urbanos e rurais se continuarmos desconsiderando a gestão de resíduos e usando os recursos naturais sem pensar no futuro?” O livro nos faz refletir sobre as condições de gestão dos resíduos e como podemos pensar outras formas visando qualidade de vida e também união ao meio ambiente, procurado amenizar os impactos causados por esses resíduos (a maioria derivados do petróleo).
“Projetos Sócios- ambientais em São Leopoldo- Coleta seletiva e compostagem Orgânica”
Trata- se da experiência do município de São Leopoldo, RS, cidade de aproximadamente 180 mil habitantes localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, que tenta, a parti de uma decisão politica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, separar a fração orgânica dos resíduos urbanos para compostá-los, facilitando a reciclagem da fração seca.”
Em uma cidade onde sua atividade econômica é bastante diversificada, os serviços de limpeza urbana são executados por uma empresa privada contratada através de licitação pública. E o serviço de coleta é realizado em 100% da área urbana, onde, o produto dessa coleta resulta em 2.800 ton./mês. Criou com isso a geração de trabalho e renda possibilitando a inclusão de pessoas. Dentre as alternativas de geração de trabalho e renda, a prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, propôs dois projetos prioritários:
-Coleta Seletiva: Um programa socioambiental que consiste na separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis na sua origem, reciclando esses materiais, visando, a geração de trabalho e renda e a redução dos impactos ambientais. Esse serviço é realizado por trabalhadores das cooperativas de reciclagem convencionadas com a prefeitura e coordenado pela Diretoria de Resíduos Sólidos, da Secretaria do Meio Ambiente.
-Compostagem Orgânica: O Diagnostico de Resíduos Sólidos Urbano de São Leopoldo, realizado no ano de 2006, constatou que, a parte orgânica é de 70%, sendo os 30% restantes materiais possíveis para reciclagem. Vendo esse grande volume disponível, desenvolve-se este projeto, onde, com ele, toneladas de “lixo” é reutilizado, atuando em hortas comunitárias, gerando trabalho e renda.
“Vermicompostagem do lodo da ETE”
“Também de São Leopoldo, esse sexto artigo, para completar esta sequência de experiência, apresenta uma forma de destinação do lodo de tratamento de efluentes de forma didática.
A biodegradação do lodo de esgotos, realizada na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), tem três objetivos principais:
· Minimizar o impacto de geração de resíduos dispostos no aterro sanitário,
· Propiciar uma utilização dos macro e micronutrientes presentes no lodo, promovendo a ciclagem para o meio natural, e
· Demostrar a viabilidade de projetos de baixo custo para minimização de impactos ambientais em áreas urbanas.
Então por meio dessas experiências realizadas em São Leopoldo, percebe-se que há meios autossuficiente de uma cidade se manter socioambientalmente em equilíbrio, ou seja, gerando lixo mas reutilizando- o em seu próprio benefício poluindo muito menos a natureza.
Texto acadêmico de resumo...http://www.upan.org.br/residuos/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário