quarta-feira, 23 de março de 2011

Carta para Solitário

Solitário..., 

  Você é o mais importante?
Eu sou mais importante do que você? Ou você é mais importante do que eu? A vida é apenas subir, ganhar e vencer, este é o seu sonho, não é?
O mundo é muito competitivo, se você subir, você estará derrubando alguém, e este alguém? Não importa, o importante é simplesmente que você vai subir, e se você fosse este alguém? E não pudesse fazer nada, para pelo menos se equilibrar?, ...equilíbrio, igualdade..., idéias do socialismo que não deram certo... Claro, qual seria a graça de viver igualmente? Você iria querer mais e mais, você é o que importa, pense apenas em si mesmo e acabe com tudo que estiver a sua volta, faça tudo, tudo mesmo!, para sempre avançar, acabe com tudo, se este for o único jeito de se ter sucesso e vitória, destrua o planeta com todas as suas forças e consiga o mais importante que é para você...

Solitário..., agora viva pensando em você... Solitário..., esse não é seu jeito de viver??

De: Pollyana Secundo (3.301.1V)

terça-feira, 22 de março de 2011

RAZÃO PRA ACREDITAR



Olhem esse vídeo, apesar de ser uma propaganda, nos mostra que nós não devemos deixar de acreditar que podemos mudar algo...Que mesmo as coisas parecendo duras elas podem ser transformadas pra melhor.
E é isso que devemos pensar com relação a poluição, mesmo ela sendo tão grande e destrutiva, nós podemos nos unir e buscar soluções...Tudo bem que tenha gente que não queira mudar, mas eu sinto que NÓS SOMOS A MAIORIA e com força de vontade conseguiremos fazer essas mudanças pra melhor no nosso planeta.

by: Jaívilles Pontes com uma ajuda  de Phylippe Ramon

domingo, 20 de março de 2011

RESUMO DO LIVRO: RESÍDUOS: como lidar com recursos naturais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GRANDE DO NORTE.
CAMPUS NATAL- CENTRAL
BOLSISTA: Jaívilles Cibele Pontes da Silva
RESUMO DO LIVRO:
RESÍDUOS: como lidar com recursos naturais
 Como bem começa na apresentação do livro “Pode- se pensar em qualidade de vida e em uma vida saudável nos espaços urbanos e rurais se continuarmos desconsiderando a gestão de resíduos e usando os recursos naturais sem pensar no futuro?” O livro nos faz refletir sobre as condições de gestão dos resíduos e como podemos pensar outras formas visando qualidade de vida e também união ao meio ambiente, procurado amenizar os impactos causados por esses resíduos (a maioria derivados do petróleo).
 “Projetos Sócios- ambientais em São Leopoldo- Coleta seletiva e compostagem Orgânica”
Trata- se da experiência do município de São Leopoldo, RS, cidade de aproximadamente 180 mil habitantes localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, que tenta, a parti de uma decisão politica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, separar a fração orgânica dos resíduos urbanos para compostá-los, facilitando a reciclagem da fração seca.”                                                                                           
Em uma cidade onde sua atividade econômica é bastante diversificada, os serviços de limpeza urbana são executados por uma empresa privada contratada através de licitação pública. E o serviço de coleta é realizado em 100% da área urbana, onde, o produto dessa coleta resulta em 2.800 ton./mês. Criou com isso a geração de trabalho e renda possibilitando a inclusão de pessoas. Dentre as alternativas de geração de trabalho e renda, a prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, propôs dois projetos prioritários:
-Coleta Seletiva: Um programa socioambiental que consiste na separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis na sua origem, reciclando esses materiais, visando, a geração de trabalho e renda e a redução dos impactos ambientais. Esse serviço é realizado por trabalhadores das cooperativas de reciclagem convencionadas com a prefeitura e coordenado pela Diretoria de Resíduos Sólidos, da Secretaria do Meio Ambiente.        
-Compostagem Orgânica: O Diagnostico de Resíduos Sólidos Urbano de São Leopoldo, realizado no ano de 2006, constatou que, a parte orgânica é de 70%, sendo os 30% restantes materiais possíveis para reciclagem. Vendo esse grande volume disponível, desenvolve-se este projeto, onde, com ele, toneladas de “lixo” é reutilizado, atuando em hortas comunitárias, gerando trabalho e renda.
Vermicompostagem do lodo da ETE”
“Também de São Leopoldo, esse sexto artigo, para completar esta sequência de experiência, apresenta uma forma de destinação do lodo de tratamento de efluentes de forma didática.
A biodegradação do lodo de esgotos, realizada na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), tem três objetivos principais:
·         Minimizar o impacto de geração de resíduos dispostos no aterro sanitário,
·         Propiciar uma utilização dos macro e micronutrientes presentes no lodo, promovendo a ciclagem para o meio natural, e
·         Demostrar a viabilidade de projetos de baixo custo para minimização de impactos ambientais em áreas urbanas.
Então por meio dessas experiências realizadas em São Leopoldo, percebe-se que há meios autossuficiente de uma cidade se manter  socioambientalmente  em equilíbrio, ou seja, gerando lixo mas reutilizando- o em seu próprio benefício poluindo muito menos a natureza.
Texto acadêmico de resumo...
 http://www.upan.org.br/residuos/index.htm

quinta-feira, 17 de março de 2011

É A HORA DO PLANETA

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.



Fonte: http://wwf.org.br/informacoes/especiais/horadoplaneta/


by: Pollyana Secundo 3.301.1V

domingo, 13 de março de 2011

UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO...Petróleo e seu derivados

Hoje quase tudo que consumimos vem direto ou indiretamente do petróleo, exemplo os alimentos que vem da agricultura podem não ser compostos do petróleo, mas, para chegar em nossas casas são levados em meios de transportes com os seus pneus de borracha, seus combustíveis, etc. Então sabemos que os derivados do petróleo fazem parte das nossas vidas, nosso cotidiano nos proporcionando uma certa "facilidade"... mas, também sabemos que pagamos um preço por essas "facilidades" , um preço muito caro por sinal, poluímos gradativamente o nosso meio ambiente. Seja no ar, nas águas ou na terra sempre acontece um dano, pequeno ou grande, mesmo assim um dano.
  "O petróleo é um importante recurso natural. Em suas formas refinadas é usado para produção de energia e para a manufatura de materiais sintéticos como plásticos, enquanto seus resíduos asfálticos são usados para queima, construção e estradas. A produção de energia é sem dúvida a maior utilização de petróleo, responsável por 39% da energia produzida."
     Então, como o mundo pode crescer sem poluir?  Hoje mesmo vi essa pergunta sendo feita à Marina Silva, que respondeu corretamente em minha opinião, mais ou menos assim: Existe os bens necessários e os bens de posição. Os necessários são os que todas as pessoas têm direito a ter como casa; vestimentas; comidas. Os bens de posição são os que as pessoas desejam pra se destacar em meio a sociedade como um carro do ano; roupas de marcas; etc. As pessoas, na sua maioria, estão preocupadas com seus bens de posição que se esqueçem de cobrar do prefeito, governador um meio de transporte de qualidade, e assim, deixar de dar sua contribuição para a poluição do nosso ar por meio dos automóveis.
     Vemos que o problema está na falta de conscientização de certas pessoas e da falta de iniciativas de outras... 

by: Jaívilles Pontes 3.301.1v

Sites bacanas falando sobre esse tema...

Gente, há vários sites que você pode perceber que a questão do meio ambiente está sendo abordado com grande enfoque... Aqui vão algumas dicas:

 http://www.redeambiente.org.br/ 
 http://www.setorreciclagem.com.br/
 http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/como-garantir-sustentabilidade-ambiental/

sábado, 12 de março de 2011

O porquê do BLOG

Oi galera, esse blog foi feito para nós, a geração verde, falarmos sobre o que podemos fazer para o mundo continuar crescendo tecnologicamente mas de maneira que não agrida o meio ambiente... Sabemos que não há como "crescer" e não poluir, mas, podemos encontrar maneiras de tratar o que foi poluído e reciclar o que pode ser reaproveitado. Eu, em nome dos pesquisadores do PFRH/IFRN, queremos que por meio desse blog seja possível haver essa  conscientização.

by: Jaívilles Pontes 3.301.1v