quinta-feira, 12 de abril de 2012

LIVRO: Estudo de Impacto Ambiental de Luiz Roberto Tommasi

Análise Textual

Capítulo 2: Princípios básicos para a conceituação de Impacto Ambiental

Compreensão:

- Com o autor:
   Luiz Roberto Tommasi é formado em história natural (hoje biociências) pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). É professor titular, aposentado, do Instituto Oceanográfico da USP, do qual foi diretor de 1989 a 1993. Foi superintendente de estudos ambientais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), em São Paulo, e hoje é diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), São Paulo. Faz parte do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Fiesp.
  O autor Luiz Roberto Tommasi discute sobre o conceito de impacto ambiental a partir de relações e observações de definições sobre o meio ambiente e a racionalidade das decisões.

- Com o vocabulário:
Antropocêntrico – O homem como centro de tudo.
Bioacumulação – É o processo através do qual os seres vivos absorvem e retêm substâncias químicas no seu organismo.
Biogeociclos – É o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida.
Calamitosos – Cheio de calamidades; infausto, funesto, desgraçado.
Concomitante – O que acompanha, o que se produz ao mesmo tempo, simultâneo.
EIA – Estudo de Impacto Ambiental.
Equipes multidisciplinares – É um grupo com diferentes especializações funcionais que trabalham para alcançar um objetivo comum.
Elementos abióticos – Seres não vivos de um ecossistema.
Estratificação – É a separação em camadas ou estratos de qualquer formação natural ou artificial que se encontrava em forma homogênea.
NEPA – National Environmental Policy Act (Lei de Política Nacional do Meio Ambiente).
Parâmetro ambiental – É um parâmetro cujo valor de referência de sustentabilidade ambiental está determinado.
Paroxismos – Extrema intensidade máxima de um ataque, de um acesso, ou de uma crise.
Proponentes – Aquele que propõe, ou apresenta uma proposta.
Reaeração – É um fenômeno natural de reposição de oxigênio dissolvido em corpos d’água.
Resiliência – É um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.
RIMA – Relatório de Impacto Ambiental.

- Com o que foi citado:
Grinover (1989) – As citações de Grinover mostram sua definição de meio ambiente e a importância dos elementos ambientais. E assim o autor usa essa citação para justificar a complexidade de se estudar todo território ambiental.
Sachs (1986) – Sachs mostra o que o meio ambiente engloba, o uso da citação de Sachs retoma as dificuldades encontradas em definir impactos por causa da abrangência do meio ambiente.
Christofoletti (1990) – A citação de Christofoletti caracteriza os sistemas encontrados na natureza, expoe esses sistemas: os geossistemas e os sistemas socioeconômicos.
Odum (1980) – Odum determina a subdivisão do sistema homem-natureza.Estabelecendo ainda mais a abrangência da natureza e suas relações.
Kozlowski (1989) – Na citação de Kozlowski, ele expõe sobre o funcionamento dos recursos naturais e sua influência na economia. O motivo de colocar essa citação foi de saber que o meio ambiente não sofre efeitos apenas por causa do homem, mas também pela própria natureza e que esses efeitos agem afetando vários setores da vida do ser humano.
NEPA– Fala sobre a exigência do EIA.
Golden et al. (1980) – Trata dos critérios importantes para o conceito de impacto ambiental.
A Resolução nº 001 do CONAMA (1986), o ‘‘Glossário de Ecologia’’ da ACIESP (1987) e FEARO (1979) – Cada um tem sua ideia de definição de impacto ambiental, essas citações são utilizadas com a finalidade de discussão do autor.
Moreira (1989) – A ideia de Moreira é tratar do que é EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e sua finalidade.
Deliberação CECA nº 1078 (1987) – Distinguir os tipos de impactos ambientais.
Rodrigues (1988) – Ele discute sobre os tipos de impactos ambientais: extensivos e intensivos. E saber sua posição sobre o que é impacto ambiental.
Holling (1973) e (1978) – Fala sobre a impossibilidade de definir impacto ambiental de modo geral, servindo apenas de forma simples para fins didáticos. A utilização dessa citação é de questionar a existência de determinar um impacto ambiental.
Cooper Zedler (1980) e Bitaret al (1990) – Trata da importância de obter o significado de impacto ambiental e assim poder ser avaliado.

Referência:
TOMMASI, Luiz Roberto. Estudo de Impacto Ambiental. São Paulo: CETES B: Terragraph Artes e Informática, 1993.